Registrar pensamentos, narrativas e opiniões é uma arte...é uma linguagem da vida.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Folhagens ou Pele de Cordeiro?


“Abriram-se os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.” – Gn 3:7

Isto foi o que aconteceu a Adão e Eva, quando eles pecaram, e para esconder a nudez e a vergonha, eles com as próprias mãos improvisaram algo bem simples pra cobrir o grande pecado cometido.
A folha de figueira foi bem acessível. Afinal, qual é a árvore que não tem folhas? Do ponto de vista humano, Adão e Eva foram rápidos e práticos para “solucionar” seus problemas. Porém, quando o Senhor Deus veio visitá-los como de costume (Gn 3:8), o homem e sua mulher tiveram uma reação esquisita e tão fora do normal, que Deus teve que perguntar: “Onde estás?” (v.9). Mesmo vestidos de folhas, pareciam até que eles ainda estavam nus, não é?. Eles fizeram isso, porque aquela roupa fabricada por eles não foi o suficiente pra esconder totalmente o erro que eles haviam cometido. E pra completar, Adão e Eva resolveram se esconder entre as árvores do jardim, ou seja, entre aquilo que eles mesmos utilizaram (folhas de figueira) pra se “proteger”.
Quando a presença do Senhor se manifestou, na viração do dia; o homem e a mulher perceberam que seus planos e esforços haviam falhado. Não havia como se esconder da glória de Deus (v. 10)
Diante da presença de Deus, o homem confessou o seu medo, que era fruto do seu pecado: “Ouvi tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e me escondi.”
Hoje, Deus quer nos mostrar que aquilo que temos fabricado com nossas mãos (atitudes) são como simples folhas inadequadas para nos curar e nos purificar do pecado. Há diversas formas destas folhas se apresentarem em nossas vidas, mas uma maneira bem conhecida é a religião.
A religião, ou a religiosidade é algo criado pelo homem para tentar se aproximar de Deus. Assim, o homem se apresenta a Deus, “mascarado” e não com as vestes (coração) rasgadas. Assim como as folhagens foram fáceis de se conseguir e fáceis de se achar, a gente muitas vezes pega um “atalho”; uma forma mais fácil. Mas veja o que Deus fez:
“E o Senhor fez vestes de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.” (Gn 3:21)

Agora vemos aí a provisão de Deus para Adão e Eva. Essas vestes sim é que são suficientes pra cobrir a nudez do casal pecador. Quer comparar vestes de folhas com vestes de pele?!. Esta última sem dúvida, é bem mais resistente.
Um importante detalhe é que o Senhor não fez como Adão, que às pressas escolheu qualquer folha pra se cobrir. O Senhor, com certeza naquele momento devia estar muito triste pela separação causada pelo pecado; mas mesmo assim, com toda a paciência, Ele foi e escolheu dentre vários animais, um que pudesse vestir o homem e aquecê-lo. E o único animal adequado para isso, foi o cordeiro, porque nós sabemos que o cordeiro (na Bíblia) tinha a incumbência de purificar o pecado do homem. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
A roupa que Deus fabrica para nós não é produto da desobediência e do medo; mas do amor e do sacrifício. Sabe por que? Quando o Senhor vestiu Adão e Eva, Ele demonstrou que perdoava a ambos e por causa disso, Ele teve que sacrificar um animal inocente (que nada tinha a ver com o pecado) derramando o sangue deste. Deus não pegou um “atalho”, mas pegou um caminho mais difícil. Ele quis dizer ( a Adão e Eva): “ Já basta vocês terem comido o fruto errado e proibido...agora também vão andar por aí mostrando as vergonhas, com vestes erradas também?. Eu darei um jeito nisso; vou sacrificar um animal – o Cordeiro.”
E assim, tempos depois o próprio Deus se “vestiu” da nossa carne humana para entregar-se ao sacrifício na cruz e ser a “pele” que nos cobre.
Portanto:

Vestes de folhas ERRADO
Se esconder entre as árvores


Vestes de pele CERTO
Se esconder debaixo do sangue de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário