Registrar pensamentos, narrativas e opiniões é uma arte...é uma linguagem da vida.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Versos de J. Meyer - Cap.Guarde seu coração 13

 Suspeite da Suspeita:

"Nós temos o maravilhoso Espírito Santo em nós para nos lembrar quando nossos pensamentos estiverem indo na direção errada."
"O homem natural pensa: Se eu confiar nas pessoas, elas se aproveitarão de mim. Talvez, mas os benefícios superam de longe quaisquer experiências negativas."
"Confiança e fé trazem alegria à vida e ajudam os relacionamentos a crescer até seu potencial máximo."
"A suspeita mutila um relacionamento e geralmente o destrói"
"Algumas pessoas acham que têm discernimento quando na verdade, são apenas desconfiadas. Há um verdadeiro dom do Espírito chamado de discernimento de espíritos. (1Co 12.10). Ele discerne o bom e o mau, não apenas o mau. A suspeita vem de uma mente não renovada; o discernimento vem de um espírito renovado."

O coração do sábio é mestre de sua boca e aumenta [o conhecimento e] a persuasão nos seus lábios. Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo. - Pv 16: 23, 24
"Palavras e pensamentos são como osso e medula - tão próximos que é difícil dividi-los" (Hb 4.12)
"Nossos pensamentos são palavras silenciosas que apena nós e o Senhor ouvimos, mas tais palavras afetam nosso homem interior, nossa saúde, nossa alegria e nossa atitude. As coisas que frequentemente pensamos saem da nossa boca."

O julgar definido:
"No Dicionário Expositivo das Palavras do Novo Testamento, de Vine, uma das palavras gregas traduzidas como julgamento é parcialmente definida como 'uma decisão sobre as faltas dos outros' e contém uma referência cruzada à palavra 'condenação'. De acordo com a mesma fonte, uma das palavras gregas traduzidas como julgar é parcialmente definida como 'formar uma opinião' e contém uma referência cruzada à palavra 'sentença'."
"Deus é o único que tem o direito de condenar ou sentenciar, portanto, quando fazemos um julgamento sobre alguém, estamos, de certo modo, nos colocando como Deus na vida dessa pessoa."
"Crítica, opiniões e julgamento parecem ser parentes..."
" Alguns tipos de personalidade mais joviais não querem ver nada, exceto as coisas 'felizes e divertidas' da vida, então eles não prestam muita atenção nas coisas que poderiam arruinar seu prazer. A personalidade mais melancólica ou a personalidade controladora frequentemente vê o que é errado primeiro; geralmente as pessoas com esse tipo de personalidade são generosas em compartilhar suas opiniões negativas e pontos de vista com os outros."
"Devemos perceber que temos nossa própria maneira de ver as coisas. Gostamos de dizer às pessoas o que pensamos, e esse é exatamente o ponto - o que eu penso pode ser certo para mim, mas não necessariamente certo para você, e vice-versa."
"Com certeza sabemos que 'não roubarás' é certo para todos, mas aqui estou falando de milhares de coisas que encontramos todo dia que não são necessariamente nem certas nem erradas, mas são simplesmente escolhas pessoais. Eu poderia acrescentar que essas são escolhas que as pessoas têm o direito de fazer por conta própria, sem interferência externa."
"As pessoas não gostam de estar perto de alguém que precisa dar uma opinião sobre tudo"
"Para ilustrar, certa vez conheci uma mulher cujo marido era um empresário muito rico. Ele era geralmente muito calmo, e ela queria que ele falasse mais. Ele sabia bastante sobre muitas coisas. Ela ficava zangada com ele quando eles estavam em um grupo de pessoas e alguém começava uma conversa sobre um assunto com o qual seu marido poderia ter contribuído inteligentemente. Ele poderia ter-lhes dito tudo o que sabia, mas não o fazia.
Certa noite, depois que ele e sua esposa haviam retornado de uma festa, ela o repreendeu dizendo: 'Por que você não disse àquelas pessoas o que você sabia sobre o que eles estavam conversando? Você só ficou lá e agiu como se não soubesse coisa alguma!'
'Eu já sei o que sei', ele respondeu. 'Tento ficar quieto e ouvir, assim eu posso descobrir o que os outros sabem.'
Entendi que era exatamente por isso que ele era rico. Ele era sábio! Poucas pessoas conseguem riqueza sem sabedoria. E poucas pessoas têm amigos sem usar sabedoria em seus relacionamentos."

Orgulho: Um problema do Eu

Digo a cada um dentre vós que não [se valorize nem] pense de si mesmo além do que convém [ não tenha uma opinião exagerada de sua própria importância]; antes, pense com moderação [ avalie sua habilidade com julgamento sóbrio], segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um - Rm 12.3

"Julgamento e crítica são frutos de um problema mais profundo - orgulho. Quando o "eu" em nós é maior do que deveria ser, ele sempre causará os tipos de problemas que estamos discutindo. A Bíblia repetidamente nos adverte   sobre sermos presunçosos. Sempre que nos superamos em uma área é apenas porque Deus nos deu um presente de graça por isso. Se formos presunçosos ou tivermos uma opinião exagerada de nós mesmos, então isso nos levará a desprezar os outros e a avaliá-los como "menos" do que somos."

Quem somos nós para julgar?
Quem és tu que julgas [e censuras] o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé [ e será sustentado]. porque o Senhor [o Mestre] é poderoso para o suster [ e fazê-lo ficar em pé] - Rm 14.4

"Pense desta forma: digamos que sua vizinha viesse à sua porta e começasse a instruí-lo sobre   o que seus filhos deveriam vestir para a escola e quais as matérias ela achava que eles deveriam fazer. Como você reagiria? Ou suponha que sua vizinha lhe dissesse que ela não gostava do jeito como sua empregada (com a qual você está muito satisfeita) limpava sua casa. O que você diria à sua vizinha? Esse é exatamente o ponto que esta passagem está assinalando. Cada um de nós pertence a Deus, e mesmo que tenhamos fraquezas ele é capaz de nos fazer ficar em pé e nos justificar."

Guarde seu coração:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda [e cuida com toda a vigilância] o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida - Pv. 4.23

"Seguir o caminho de Deus traz fecundidade; seguir o caminho do diabo traz decadência"



Nenhum comentário:

Postar um comentário