Registrar pensamentos, narrativas e opiniões é uma arte...é uma linguagem da vida.

domingo, 21 de setembro de 2014

O Espelho dos Espelhos

"Perguntaram-lhe: 'E então, quem é você? É Elias?
Ele disse: 'Não sou.'
É  o Profeta?
Ele respondeu: 'Não'.
Finalmente perguntaram: 'Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio?'
João respondeu com as palavras do profeta Isaías: 'Eu sou a voz do que clama no deserto: Façam um caminho reto para o Senhor." - João 1:21-23

Que diz você acerca de si próprio? Esse tipo de pergunta não ficou apenas lá no passado, registrada no livro mas é uma pergunta muito comum também nos nossos dias. Mesmo que alguém não chegue pra nós e pergunte literalmente isso, certamente essa pergunta é feita de outras maneiras. A sociedade nos pergunta isso, nossos líderes nos perguntam isso, nossa família, nós mesmos, etc. 

Por que perguntaram isso a João Batista? Porque na sociedade da época dele, naquele contexto não era comum um homem jovem fazer o que ele fazia e viver como ele vivia. Os filhos seguiam a profissão de seus pais (carpinteiros, comerciantes, pescadores, etc) ou entravam para o serviço religioso (sacerdotes, levitas, escribas). Mas João era diferente. Ele vivia isolado no deserto, sozinho, longe da família, dos amigos, das pessoas, etc. Ele possuía um estilo novo e diferente de viver, hábitos não comuns. Estava na companhia de Deus o tempo inteiro. Conhecia a Palavra certamente, até mesmo porque citou o versículo do livro de Isaías, mas seu conhecimento da Palavra era totalmente prático. Ele vivia o que lia. O Espírito Santo o enchia constantemente. Para João, as palavras escritas se moviam no pergaminho (a bíblia daquela época) e tinham vida em si próprias. 

O fato de estar longe da sociedade não impediu que pessoas fossem até ele. Pessoas iam até João buscar ajuda, socorro, entendimento pois nada do que recebiam da sociedade e da religião eram suficientes para suprir suas necessidades. E a maior necessidade não era material, e sim espiritual e emocional. Até aqueles que eram conhecidos por dominarem a sabedoria e conhecimento (os líderes religiosos) foram até João a fim de saber que tipo de pessoa era essa que vivia num deserto e atraía multidões para que fossem batizadas. Coisa que nem eles (esses religiosos) faziam. 

Como lemos anteriormente, eles perguntaram a João quem ele era e a resposta de João foi segundo as escrituras. Ele usou as palavras do profeta Isaías. Isso significa que a noção que João tinha de si mesmo foi-lhe dada através da Palavra de Deus, ou seja, João se conhecia através da Palavra. Sua verdadeira identidade estava nela e não no que os outros diziam sobre ele. O fato de João ter vivido longe de todos contribuiu para que ele não se contaminasse com o sistema que corrompia a personalidade das pessoas e fazia com que elas se vissem de forma distorcida. 

A Palavra de Deus é um grande espelho, e creio que nesse espelho existem vários espelhos...um número infinito de espelhos para cada pessoa. João se viu e descobriu quem era e seu propósito na terra se vendo no espelho da palavra dita ao profeta Isaías. Certamente quando leu este verso, João provavelmente pode ter dito pra si mesmo: Isaías profetizou sobre mim há muitos anos atrás. Eu sou essa pessoa de quem Deus diz a Isaías!

O mais estranho é que depois que João disse quem era para aqueles líderes, eles demonstraram não ter entendido nada pois continuaram perguntando os motivos de João fazer o que fazia. Por que aqueles homens agiram assim? Certamente porque também não se conheciam pelo espelho da Palavra. Talvez nunca tivessem se achado em Deus. Quem se conhece pelo espelho da Palavra, compreende os outros que estão ao seu redor pois a Palavra é luz e tudo revela.

Você tem procurado se descobrir e saber seu propósito através da Palavra que é o grande espelho? Sua verdadeira identidade está nesse espelho. Não perca a oportunidade de fazer isso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário