Registrar pensamentos, narrativas e opiniões é uma arte...é uma linguagem da vida.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Planejar X Determinar / Caminho X Passos

"Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas    o Senhor determina os seus passos." - Provérbios 16: 9

Qual é a diferença de planejar para determinar, e qual a diferença de caminho para passos? O planejar é a ação de fazer um plano, esquematizar alguma coisa no papel ou na mente. É a parte teórica do que será feito. Determinar já diz respeito à própria ação, a parte prática do que foi planejado. É o plano levado à cabo. No caso do caminho e dos passos, há uma ligação muito forte entre eles. Um caminho não existe para enfeitar uma paisagem. Ele está lá para que alguém se locomova nele e não para ser um deserto. Se assim fosse, o verso da Bíblia diria "deserto" ao invés de "caminho". E também sabemos que ninguém dá passos no ar; tem que haver um caminho por baixo dos pés. 
   No verso acima está descrito então que a parte de planejamento e teoria fica conosco, seres humanos. Já a parte do agir, a prática (até mesmo porque a palavra passos indica claramente uma ação) fica com Deus. O problema é que não conseguimos discernir isso muito bem, nem sempre assimilamos bem essa diferença de papéis e funções - Deus cuida disso e eu cuido daquilo. Observe este pequeno exemplo: Imagine que numa casa, a você foi dada a tarefa de limpar o chão e a uma outra pessoa, a tarefa de ficar na porta fazendo o controle de quem entra e sai. Um dia você se cansa de limpar o chão, e decide ir pra porta achando que é um serviço mais útil. O que acontece então? Você passa a atrapalhar o serviço da outra pessoa e isso pode causar certa confusão, e o pior, a cada dia que se passa o chão da casa vai ficando cada vez mais sujo porque a pessoa que teria que estar lá (você), não está. Daí que as pessoas que veem a casa naquele estado nem querem voltar mais. O plano, a situação não prossegue. Nada tem rendimento e proveito, com você no lugar errado.
   Assim acontece quando queremos fazer o trabalho de Deus. As coisas não andam pra frente ou quando parece que estão andando, de uma hora pra outra desaparecem...acabam. Dependendo de como é a natureza de uma pessoa, ela vai agir em relação à uma situação. Se é uma pessoa que tem mais facilidade pra planejar do que pra determinar, pode ser que seja mais fácil ela deixar tudo na mão de Deus mesmo. Ele vai cuidar do restante. Mas se é uma pessoa que tem mais facilidade pra determinar do que pra planejar ( ou não sabe planejar mesmo), aí a coisa complica  pois ela vai agir e agir o tempo inteiro, teimosamente vai levar à cabo seu objetivo e num dado momento vai ter um choque e se frustrar quando perceber que nada deu certo como ela queria que fosse. Mas a culpa é de quem? Da própria pessoa que não entendeu o papel dela - o de planejar. Deus é quem vai ditar os passos, como as coisas serão feitas. O desenrolar da ação vem dEle, as etapas de cada passo, o abrir das portas. Quando você está num caminho, sabe que ele te levará a um lugar, um destino. Você já parou pra pensar que existem várias formas de você chegar a esse destino? A velocidade do seu passo pode mudar durante o trajeto ( ora você anda, ora você corre), você pode ir dançando ou até mesmo pulando com uma perna só. O que quero dizer com isso é que as maneiras, os passos desse caminho são feitos por você, mas direcionados totalmente por Deus. Esta é a função dEle. O que precisamos fazer (e isso pode não ser da noite pro dia) é "acertar o passo", ou seja, entender que de Deus são os passos para o caminho que planejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário