Registrar pensamentos, narrativas e opiniões é uma arte...é uma linguagem da vida.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Não existe meio termo


Para nós é comum separarmos o significado de algumas palavras, por exemplo, uma pessoa pode ouvir mas nem sempre obedece...ou apenas obedece mais do que ouve. Outro exemplo é quando alguém diz que crê em Jesus mas não o segue, ou seja, não pratica o que Ele ensina.

Para Deus uma palavra está ligada à outra, Ele não pensa como nós pensamos. Ele é o Verbo ( “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus...Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” – Jo 1: 1, 3). Verbo é a ação. É a própria palavra em ação. Se Ele é o verbo, Ele é a própria Palavra em ação. Ele é o próprio praticar. Para Ele todas as palavras estão interligadas. Uma palavra dá origem, continuidade ou lugar à outra. Para Deus então, não há como separar o significado de crer e praticar.

Para Deus não existe meio termo. Na Bíblia há muitos trechos onde podemos encontrar esse fato. Um exemplo é quando o Senhor convocava o povo de Israel a ouvi-lo; o povo ouvia mas não obedecia e por causa disso, volte e meia a ira de Deus se colocava sobre eles. No conceito divino, ouvir e obedecer é a mesma coisa. Inclusive, a palavra hebraica aplicada ao trecho bíblico no original foi “shemá”, que significa ouvir e obedecer ao mesmo tempo.

Quero destacar aqui um outro exemplo dessa característica firme de Deus. É um trecho do Evangelho de João: “ Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” – Jo 3: 36. Neste caso, a pessoa que crê deve também praticar e viver os ensinamentos de Deus. Há um verso (se não me engano) em que o próprio Jesus declara que quem crê nEle, pratica as Suas palavras. Isso mostra uma ligação entre a palavra crer e a palavra praticar. Para Deus não há como você apenas crer, ou apenas praticar. Aliás o próprio verso citado anteriormente diz que quem não crê não verá a vida e ainda além disso, atrairá a ira de Deus sobre si. A questão é: Deus dá o livre arbítrio mas também uma sentença já foi dada. Se você crê em Jesus, você tem que praticar Jesus na sua vida e por isso você será da luz. Se você não crê em Jesus, ou seja, se você também não praticar Jesus na sua vida, você será das trevas. Como as trevas já estão debaixo de condenação, você também será condenado com elas. Por isso a ira de Deus estará sobre você. Deus resiste aos soberbos e desobedientes. ( Jo 3: 20,21)

Falar sobre crer, praticar e ser da luz não é difícil. O problema é quando a gente percebe a seriedade quando lê que quem não crê, quem não pratica não verá a vida. Isso pega pro lado de quase todos nós, porque nosso problema está justamente em praticar. Como o povo de Israel a gente sempre esquece que Deus não separa o crer do praticar, assim como outras palavras de ação que existem na bíblia.

Deus é infinito, é eterno. Seu amor, sua bondade, sua humildade por exemplo também são infinitos. E também suas palavras são infinitas. Uma palavra está ligada à outra, elas não tem fim. Não seria por isso também que Deus é chamado de Santo e Justo? Aí está a firmeza e retidão de Deus. Para Ele ou é, ou não é. Para Ele é isso aqui ou aquilo ali. Para Ele não existe meio termo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário