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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Princípios de Herbart

Comênio foi apenas o grande e apenas pioneiro do movimento de reforma da Didática. Logo depois veio o pedagogo alemão Johann Friedrich Herbart, que exerceu influência na Didática e prática docente.


"Segundo Herbart, o fim da educação é a moralidade, atingida através da instrução educativa. Educar o homem significa instruí-lo para querer o bem, de modo que aprenda a comandar a si próprio. A principal tarefa da instrução é introduzir ideias corretas na mente dos alunos. O professor é um arquiteto da mente.
Ele deve trazer à atenção dos alunos as ideias que deseja que dominem suas mentes. Controlando os interesses dos alunos, o professor vai construindo uma massa de ideias na mente, que por sua vez vai favorecer a assimilação de ideias novas."

Minha conclusão é que atualmente a educação está bem longe disso, pra não falar que ela está preste a ser destruída se continuar do jeito que está e acrescentar a ela um ensino que irá destruir o caráter do ser humano. O educador colabora na construção do caráter do aluno e no desenvolvimento da moral. O que explica então o governo inserir novos ensinamentos que vão causar mais confusão no pensamento de alunos em fase de desenvolvimento físico e psicológico? Ensinamentos que irão contra os bons costumes aprendidos desde a infância? 
É um caso a ser refletido. É algo muito sério.

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