Registrar pensamentos, narrativas e opiniões é uma arte...é uma linguagem da vida.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A verdadeira BASE do Ensino

Quem disse que Educação não tem nada a ver com a Igreja? Quem disse que alunos, professores, diretores, pedagogos, psicopedagogos, etc tem que tolerar as novas leis esquisitas que vem por aí, leis que destroem valores, a moral, a ética e etc.? Leis que tem a função de destruir a família, a escola e consequentemente a sociedade?
Há duas razões para a Educação mudar pra melhor.  A  primeira é que por Ele, dEle e para Ele (Deus) são todas as coisas. Segundo é que no decorrer da história da humanidade, Deus levantou homens para fazerem a diferença na área do ensino.
Partindo do princípio de que a Educação só progride dependendo da Didática que está nela, vamos focar então na Didática, ou seja, na maneira de ensinar.
Como as escolas brasileiras tem ensinado? Será que o ensinamento é conveniente para o tipo de aluno com o qual lidamos?
No século XVII, predominavam práticas escolares da Idade Média: ensino intelectualista, verbalista e dogmático, memorização e repetição mecânica dos ensinamentos do professor. Os alunos naquela época não tinham espaço para suas ideias próprias, o ensino não se contextualizava com a vida das pessoas.
Até que apareceu um pastor protestante chamado João Amós Comênio. Ele foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e regras do ensino. Na minha opinião, esse homem não estava contribuindo apenas em aspectos históricos, mas estava estabelecendo na terra princípios do Reino de Deus. Comênio queria que todos sem excessão tivessem acesso ao conhecimento  de forma plena e natural, sem nada mecanizado e restrito. Não é isso que o Reino de Deus prega? A justiça para com os necessitados sendo exercida?
Comênio desenvolveu ideias avançadas para a prática educativa nas escolas. Isso significa então que ele fez uma reforma na maneira de ensinar das escolas? Sim, foi isso mesmo!. E hoje, o que nós temos feito? Principalmente os cristãos deveriam responder a esta pergunta. O que a Igreja tem feito? Ela tem reformado as leis escolares? Tem reformado o modo de ensinar?
Para ter uma noção do que este pastor intencionava, dê uma olhada em sua Didática e seus princípios.

A Didática de Comênio e seus princípios


  • A finalidade da educação é conduzir à felicidade eterna com Deus, pois é uma força poderosa de regeneração da vida humana. Todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião, porque todos, ao realizarem sua própria natureza, realizam os desígnios de Deus. Portanto, a educação é um direito natural de todos.
  • Por ser parte da natureza, o homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto é, de acordo com as características e os métodos de ensino correspondentes, de acordo com a ordem natural das coisas.
  • A assimilação dos conhecimentos não se dá instantaneamente, como se o aluno registrasse de forma mecânica na sua mente a informação do professor, como o reflexo num espelho. O ensino, ao invés disso, tem um papel decisivo à percepção sensorial das coisas. Os conhecimentos devem ser adquiridos a partir da observação das coisas e dos fenômenos, utilizando e desenvolvendo sistematicamente os órgãos dos sentidos.
  • O método intuitivo consiste, assim, da observação direta, pelos órgãos dos sentidos, das coisas, para o registro das impressões na mente do aluno. Primeiramente as coisas, depois as palavras. Portanto, deve-se partir do conhecido para o desconhecido.


Olha só como Comênio mencionou Deus, demonstrando que Deus e a Educação tem tudo a ver. E quantas vezes nós ficamos com vergonha de falar sobre Deus em nossas aulas ou aplicarmos um modo de ensino de acordo com a Palavra de Deus. Escola é um ambiente impróprio para pessoas que pensam e agem contrárias à verdade. Escola é lugar para a verdadeira Didática ser aplicada. A Didática que mostra que Deus é Senhor de tudo e de todos. O único que pode mudar a história da Educação e dar vida a um conhecimento teórico e inerte que temos exercido. Voltemos ao princípio. A base da Didática está em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário