Registrar pensamentos, narrativas e opiniões é uma arte...é uma linguagem da vida.

sábado, 18 de setembro de 2010

Não existe Oração sem Verbo...

"O verbo, palavra indispensável à constituição das orações..."

Isso foi o que eu li num livro de Português durante esta semana. Sinceramente, já li várias vezes sobre essas coisas de verbo, palavras, ação (até mesmo porque leciono essa matéria) mas nesse momento "li" uma coisa muito interessante nas entrelinhas dessa frase.
Na gramática a gente aprende que uma frase que contém verbo é chamada de oração. Sem a presença do verbo, ou seja, da ação, ela não seria uma oração. Por essa razão é que o verbo é indispensável à constituição das orações.
Agora, partindo do princípio da Palavra de Deus, que diz que Jesus é o Verbo preste atenção no seguinte: Jesus Cristo é o Verbo. Ele é Ação. ( "Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus." - João 1: 1-2). Em outras versões bíblicas a palavra "Palavra" é traduzida como "Verbo."
Você já notou que toda oração que levantamos a Deus carrega ação? Deus age quando oramos. Na bíblia existem registros de servos de Deus que oraram e algo extraordinário aconteceu (terremotos, ressurreição,etc.). Não só na bíblia mas na vida de vários servos de Deus dos nossos dias, e na nossa também.
Então com base nisso, a gente pode concluir que não existe oração sem ação, certo? Agora tem outra coisa também: Quando oramos, selamos a oração em nome de Jesus ( o Verbo). Viu como está tudo interligado? Jesus, o Verbo - oração - ação...
Além disso, podemos lembrar também que a famosa oração modelo ( oração do Pai Nosso) foi ensinada através de quem? de Jesus, o Verbo. Todas as orações dependem dEle, são por Ele e para Ele. O Verbo nos ensinou a Oração do Pai Nosso! E você pode notar que ela tá carregada de ações de justiça pra que o Reino de Deus se estabeleça nessa terra!
Creio que Deus fez a tão simples matéria da gramática confirmar esse fato também e glorificar o nome dEle.

3 comentários:

  1. Caraca! É verdade!

    O verbo é Cristo, a ação é Cristo ...

    Massa isso hein!
    A gramática fundamenta a ação subliminarmente na palavra bíblica. :p

    Gostei dessa visão!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de como você "brincou" com os significados das palavras e trouxe verdades tão profundas!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários :)
    Detalhe: gostei da palavra "subliminarmente" Regeneras

    ResponderExcluir