Registrar pensamentos, narrativas e opiniões é uma arte...é uma linguagem da vida.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DEUS anda através de VOCÊ



“E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus e vós me sereis por povo.” – Lv. 26:12


   Quem é que está falando isso? A frase está na 1ª pessoa: Eu andarei no meio de vós... Eu vou andar no meio de vocês... Quem está falando isso? É o próprio Deus que está falando isso.
   O livro de Levíticos é um livro que faz parte da Lei. A Bíblia é basicamente dividida em Lei, Profetas e Salmos, e tem o Novo Testamento. Mas no Antigo Testamento a divisão é essa: Lei, Profetas e Salmos. E podemos notar que Jesus sempre dizia, em todos os quatro Evangelhos, que Ele veio para cumprir a Lei, os Profetas e os Salmos. Ele já tinha sido descrito em todas essas três categorias do Velho Testamento e cumpriu todas elas, em pessoa. E aqui no livro de Levíticos, vemos Deus falando “Eu andarei no meio de vós...” Isso está no tempo futuro, ou seja, Deus estava dizendo o que Ele iria fazer, o que iria acontecer no futuro, no meio de Israel. E não foi isso que Jesus fez? Jesus não andou no meio do povo de Israel? Jesus não andou no meio da população pagã, no meio de pessoas pobres, famintas e necessitadas? No meio de publicanos e de pecadores? Era Deus andando no meio de tudo quanto é tipo de gente.
   Quando lemos esse verso, a tendência é pensarmos que Deus estaria andando no meio de gente limpinha...santos com vestes de linho, tocando harpas, louvando ao Senhor, orando, profetizando...Mas espere aí. Deus veio literalmente a essa terra, andando no meio do povo. Ele encarnou-se. Por onde quer que ele passasse, Ele era Deus e era homem e isso não mudava. Independentemente de onde Ele passasse continuava a ser Deus e homem. Ele passava por lugares que não convinha a um santo passar. Ele passou levando libertação, levando cura, alegria, paz, mudando a história, mudando a realidade do ambiente.
   O verso continua: “...e eu vos serei por Deus e vós me sereis por povo.” Aqui realmente vemos que Jesus cumpriu a Lei. Aqui diz que não só a presença de Deus estaria no meio do povo como também Ele próprio andaria.
   Hoje, Deus continua andando no meio do povo, no meio das pessoas? Sim, continua. Alguém pode pensar: Mas Jesus já voltou pro céu... Mas veja bem. O Espírito dele está em quem? O Espírito dele está em cada cristão. O Espírito dele está na Igreja. Então partindo deste princípio, concluímos o que? Concluímos que onde um cristão passa é Deus andando no meio do povo, certo?
   Se esse cristão passa no meio de um lugar desagradável, é Deus passando ali. Se esse cristão passa no meio de pessoas cegas espiritualmente, pessoas doentes que precisam de cura, ou pessoas orgulhosas com problemas de alma, é Deus andando ali no meio do povo.
   Deus continua andando no meio do povo, mas é a gente que está andando no meio do povo. Ele está andando dentro da gente. Quando Deus está dentro de nós, nós o carregamos para onde quer que vamos. Olha que responsabilidade. Nós não somos o templo? Somos o templo ambulante. Pensamos assim: Não, a gente é o templo do Espírito Santo. Em nós habita a presença de Deus. Mas às vezes esse pensamento parecer ser uma coisa muito teórica, não é? Uma coisa muito vaga ou até mística. Mas na realidade não é dessa forma que devemos pensar. Somos um templo ambulante.
   Imagine um templo andando. Um templo feito de cimento, tijolo. É estranho, não é? Só que não daria pra esse templo andar porque ele não poderia alcançar lugares que um ser humano pode alcançar. E quando um ser humano cheio do Espírito Santo anda no meio do povo, é Deus andando no meio do povo. Assim, Jesus pode continuar fazendo as mesmas coisas que Ele fazia. Jesus pode realizar as mesmas coisas que Ele realizava quando andava nessa terra. Quando ele sujava seus pés na poeira dos desertos, das ruas, ou molhava seus pés no mar de Tiberíades...hoje somos nós que fazemos isso.
   Então podemos continuar fazendo a mesma coisa que Ele fazia e até maiores, porque é Deus andando no meio do povo. E a responsabillidade pesa aí. Imagine o seguinte. Lá bem no fundo, nosso temor a Deus não é 100%. Porque se fosse 100%, levaríamos esse assunto com muito mais seriedade, de que onde quer que a gente passe é Deus andando no meio do povo.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário