Registrar pensamentos, narrativas e opiniões é uma arte...é uma linguagem da vida.

sábado, 30 de julho de 2011

A Combinação dos Temperamentos




Já parou pra pensar como se dá a combinação dos 4 temperamentos básicos? Imagine eles num liquidificador - um mix de temperamentos!




Ninguém é só melancólico ou só colérico mas sempre dois primeiros que são os mais dominantes e depois destes vem outros dois. Cada pessoa possui em uma ordem diferente. Dê uma olhada aqui:








1 - O Sangüíneo / Colérico
São extrovertidos, organizados e produtivos, oferecendo variedades de atividades e estímulos. Geralmente fala demais, deixando transparecer suas fraquezas. Possui opiniões fortes, por isso se expressa em voz alta, antes mesmo de conhecer profundamente os fatos.
Seu principal problema emocional é a ira, tornando-o agressivo diante da menor provocação, mas não guarda ressentimentos.

2 - O Sangüíneo / Melancólico
São
altamente emocionais, tanto podem rir histericamente quanto chorar um minuto depois. Sentem-se genuinamente tristes pela outra pessoa
Exibem um perfeccionismo que os aliena dos outros, podendo seu ego e arrogância afastá-los das outras pessoas.
Muito sonhadores, sofrem com a insegurança.
Ser admiradores por outras pessoas, impulsionando-os para as realizações.

3 - O Sangüíneo / Fleumático
É uma pessoa feliz, bom humor, livre de preocupações. É extrovertido.
O maior problema é a falta de motivação e de disciplina. Prefere socializar que trabalhar.


4 - O Colérico / Sangüíneo
Extrovertido, seus esforços são produtivos e cheio de propósitos. É um vencedor nato, carismático, adora desafios, destituído de medos. Excelente comunicador, usa o raciocínio lógico e prático.
Seu ponto fraco é a hostilidade, não perdoa e guarda ressentimentos.
É brutalmente franco, dotado de opiniões fortes, preconceitos, impetuosidade. Obstinado pelo trabalho a ponto de negligenciar a família.

5 - O Colérico / Melancólico
Pessoa habilidosa e capaz, otimista, mente rápida e analítica, líder extraordinário, combina agressividade verbal com atenção aos detalhes. Extremamente competitivo e vigoroso em tudo que faz, obtendo sucesso sempre. Inclinado a autocracia, um tipo ditador, inspirando admiração e ódio simultaneamente. Encontra dificuldades nas relações interpessoais, particularmente com os familiares.

6 - O Colérico / Fleumático
Ativo e entusiasmado, calmo, indiferente e quase nunca estimulado. Muito organizado, combina planejamento com trabalho árduo, sabendo sempre para onde está indo e o que está fazendo. Entretanto é extremamente severo com as pessoas.
Guarda ressentimentos e amarguras. Ninguém é mais teimoso e obstinado, dificilmente muda de atitude . Não gosta de reconhecer seus erros.

7 - O Melancólico / Sangüíneo
Muito talentoso, com dom artístico. Combina mudanças de ânimos, emotivo. Mas também tende a ser rígido com as pessoas e geralmente não gosta de cooperar.

8 - O Melancólico / Colérico
Perfeccionista e impulsionador, forte capacidade de liderança. Extremamente difícil de agradar, raramente está satisfeita consigo mesma. Pode ter manias de autoperseguição, hostilidade e crítica.

9 - O Melancólico / Fleumático
São introvertidos e são perfeccionistas, combinando eficiência organizacional. São humanitários e de boa natureza. Geralmente são excelentes escritores, pesquisadores, bons matemáticos.
Facilmente tornam-se desencorajados e desenvolvem pensamentos negativos. São vulneráveis diante do temor, da ansiedade e de uma auto-imagem negativa. São amados e admirados pelos familiares, por ser um exemplo para todos.


10 - O Fleumático / Sangüíneo
É alegre, feliz, cooperador, pensativo, orientado para pessoas, diplomático, amoroso, divertido e bem humorado. Tem falta de motivação e disciplina, por isso deixa escapar boas oportunidades e não se envolve em qualquer coisa que exija esforço demasiado. O temor é outro grande problema, acentuando sua insegurança.

11 - O Fleumático / Colérico
De fácil convivência, torna-se um excelente líder, bom conselheiro porque é um excelente ouvinte e é verdadeiramente interessado nelas. Seus conselhos são práticos, bastante digno de confiança, gentil.
Seu defeito é falta de motivação e temor aos problemas, pode ser teimoso ao extremo, dificilmente cede. Sua ira se reflete num profundo silêncio.

12 - O Fleumático / Melancólico
Gracioso, gentil e quieto. Raramente se ira ou torna-se hostil. Veste-se com simplicidade , organizado, tende aos dons espirituais. Seus pontos fracos são o temor do negativismo, da crítica e da ausência de auto-imagem. Não se envolvem demasiadamente em alguma coisa, tentam se resguardar ao máximo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário